fbpx

Doria volta a falar em privatização da CPTM e diz que estudos já foram iniciados

O Governador de São Paulo João Dória e o Vice-Governador e Secretário de Governo Rodrigo Garcia, disseram na tarde desta sexta-feira (18), que o Estado iniciou estudos para conceder à iniciativa privada a operação das linhas de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O Estado está fazendo uma avaliação da rede elétrica da zona leste da cidade, nas Linhas 11-Coral e 12-Safira. A ideia é que, nos próximos meses, seja extinta a necessidade de baldeação na Estação Guaianases.Após isso, serão feitos estudos para que as operações das duas linhas da CPTM sejam alvo de PPP (Parceria Público-Privada).

Diferentemente do Metrô e da EMTU, que tem a operação 100% custeada pelos passageiros, pela venda de passagem, a CPTM precisa de subsídios do governo para vender o bilhete ao mesmo preço do Metrô e dos ônibus. 

Segundo informações publicadas no site diário do transporte, o aporte para cobrir o déficit da CPTM é de cerca de R$1 bilhão por ano.

Enfim, Gostou da matéria?

Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Desse modo você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.

Aílton Donato

Cristão, paulistano, técnico em manutenção automotiva, empreendedor digital, criador dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo nas redes sociais e do site Via Coletivo. Sonoplasta nas horas vagas e apaixonado por Mobilidade Urbana, em especial pelo sistema sobre trilhos.