fbpx

Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo ganhará 8 novas estações; confira

O Governo do Estado de São Paulo anunciou na última sexta-feira, dia 17 de janeiro, a retomada das obras da Linha 2-Verde do Metrô.

Com isso a Linha 2-Verde, que atualmente liga as estações Vila Madalena, na zona oeste, a Vila Prudente, zona leste da capital paulista, ganhará oito novas estações, chegando até o bairro da Penha, fazendo conexão com as linhas 3-Vermelha e 15-Prata também do Metrô e 11-Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

As estações a serem construídas serão: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva e Penha.

O novo trecho terá 8,3 quilômetros de extensão e vai beneficiar mais de 300 mil pessoas. Ao todo, a previsão é de que 1,1 milhões passageiros usem o trajeto da linha entre as estações Penha e Vila Madalena nos dias úteis.

De acordo com o STM (Secretaria de Transportes Metropolitanos), a previsão para conclusão das obras do novo trecho está prevista para 2026.
Serão investidos R$ 6 bilhões em recursos exclusivos do Estado para a elaboração dos projetos, desapropriações e execução das obras civis deste trecho. Também está incluso neste valor a aquisição de 22 novos trens para a Linha 2, portas de plataforma, sistemas de alimentação elétrica, sinalização e controle, que serão licitados pelo Metrô

Projeto inicial

O projeto inicial previa que a Linha 2-Verde do Metrô chegasse até a região de Guarulhos, mas a princípio vai somente até a Penha. O Metrô de São Paulo ainda informou que futuramente a linha será ampliada até Guarulhos e disse que estão avançando com as desapropriações que vão permitir a elaboração dos projetos executivos e as obras.

Esse projeto contempla mais 5,9 km e 5 estações no trecho Penha-Dutra com as estações Penha de França, Tiquatira (conexão com as linhas 12-Safira e 13-Jade), Paulo Freire, Ponte Grande (primeira em Guarulhos) e Dutra, próxima ao Shopping Internacional de Guarulhos e um pátio de manutenção e estacionamento de trens.

Enfim, Gostou da matéria?

Então siga o Via Coletivo no FacebookTwitter Instagram.
Assim Você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação e outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.

Aílton Donato

Cristão, paulistano, técnico em manutenção automotiva, empreendedor digital, criador dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo nas redes sociais e do site Via Coletivo. Sonoplasta nas horas vagas e apaixonado por Mobilidade Urbana, em especial pelo sistema sobre trilhos.

Deixe uma resposta