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Operação na Linha 15-Prata do Monotrilho segue sem previsão de retorno

A linha 15-Prata do monotrilho segue com as operações interditadas nesta quinta-feira, dia 5 de março de 2020. De acordo com o Metrô não há previsão de quando o ramal voltará a operar.

A linha continuará paralisada enquanto são feitas as vistorias e inspeções nos trens e vias para identificar as causas dos danos aos pneus. De acordo com o Metrô essa é a responsabilidade do Consórcio CMEL, que tem participação da Bombardier, Queiroz Galvão e OAS.

O Metrô informou que vai responsabilizar o consórcio pelos problemas causados e já estuda juridicamente as formas de penalização. Os prejuízos decorrentes desta paralisação também serão cobrados do CMEL.

A companhia disse em nota que segue cobrando urgência na resolução do problema e só reabrirá a linha com todas as garantias de seu funcionamento adequado.

Para minimizar o transtorno causado, o Metrô está disponibilizando gratuitamente 60 ônibus articulados, com capacidade similar aos 12 trens que operavam regularmente na linha e continuará atendendo aos passageiros das 4h40 às 0h.

Entenda o Caso

Na última quinta-feira, dia 27 de fevereiro, um único pneu de um jogo de rodas do trem da Linha 15-Prata se rompeu, levando a composição a ser recolhida imediatamente para a manutenção.

Segundo o Metrô, ao longo dos testes realizados na linha no último fim de semana foi constatado a incidência de danos em outros pneus dos trens do monotrilho.

A fabricante Bombardier foi acionada imediatamente e verificou que os dispositivos chamados “Run Flats” estão causando essa alteração. Esses dispositivos ficam nas rodas e garantem a movimentação do trem em casos de anormalidades, como pneus furados ou murchos.

Para evitar a ocorrência de novas falhas pelo mesmo problema o Metrô de São Paulo decidiu paralisar a operação da Linha 15-Prata até que o problema seja totalmente resolvido. O Ramal não opera desde a última sexta-feira, dia 28 de fevereiro.

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Aílton Donato

Cristão, paulistano, técnico em manutenção automotiva, empreendedor digital, criador dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo nas redes sociais e do site Via Coletivo. Sonoplasta nas horas vagas e apaixonado por Mobilidade Urbana, em especial pelo sistema sobre trilhos.