fbpx

PL que prevê concessão da CPTM e do Metrô a iniciativa privada é aprovado

Foi aprovado por unanimidade na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) um Projeto de Lei que prevê a concessão da CPTM e do Metrô de SP a iniciativa privada.

A PL é de autoria do deputado estadual Douglas Garcia (PSL), a justificativa do parlamentar é que o projeto tem por finalidade “otimizar a prestação do serviço de transporte público para a população, uma vez que o serviço privado tem, comprovadamente, prestado melhor serviço do que o público”.

Em sua alegação, o deputado disse que a Linha 4-Amarela “é o único sistema atuante na América Latina que permite definir número de viagens, tempo de abertura das portas e até inclusão de mais trens na linha, de acordo com a demanda de passageiros, conferindo mais conforto ao usuário do transporte público”.

Além da Linha 4-Amarela que é operada pela ViaQuatro, a 5-Lilás também é concedida a iniciativa privada, sendo operada e administrada pela concessionária ViaMobilidade, ambas as concessionárias são ligadas ao Grupo CCR.

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), que é presidida pelo deputado estadual Mauro Bradato (PSDB) analisou o projeto durante reunião ocorrida no dia 19 de fevereiro.

Após ser aprovada de forma unânime o projeto será analisado pelos membros da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais que é administrado pelo deputado estadual Rafa Zimbaldi (PSB)

(*) Com informações do Portal R7

Enfim, Gostou da matéria?
Então siga o Via Coletivo no FacebookTwitter Instagram.
Assim Você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação e outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.

Aílton Donato

Cristão, paulistano, técnico em manutenção automotiva, empreendedor digital, criador dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo nas redes sociais e do site Via Coletivo. Sonoplasta nas horas vagas e apaixonado por Mobilidade Urbana, em especial pelo sistema sobre trilhos.