fbpx

CORONAVÍRUS: Rodízio municipal de veículos é suspenso em São Paulo

O rodízio municipal de veículos está suspenso por tempo indeterminado, foi o que anunciou o Prefeito da cidade de São Paulo Bruno Covas (PSDB), na tarde da última segunda-feira, dia 16 de março.

A medida foi tomada para esvaziar a rede de transporte coletivo, após o aumento dos casos de Covid-19. A intenção é diminuir o fluxo de pessoas no transporte público da cidade durante o pico de proliferação da doença.


“Não é a medida mais aconselhada do ponto de vista ambiental, mas estamos numa situação de emergência e precisamos diminuir o fluxo de passageiros nos trens, ônibus e metrôs da cidade, até o fim da expansão e do pico da doença, que pode durar até três meses”, disse Covas.

“Todos os dias os casos de coronavírus crescem de 40 a 50% aqui na cidade de São Paulo e isso nos leva a tomar mais medidas para conter a epidemia. Nós estamos entendendo todos os dias como é que a doença se comporta e, baseado nas equipes técnicas, temos ampliados as medidas para segurar o avanço do vírus”, também declarou o prefeito.

Medidas da Prefeitura

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, idosos devem evitar o uso de transporte público para conter o coronavírus. A recomendação foi feita pelo motivo de os idosos fazerem parte do grupo de risco de contaminação.

Além disso, a Prefeitura fez um acordo com as empresas de ônibus para fazer a higienização dos coletivos ao fim de cada viagem. Portanto, de acordo com Edson Caram, Secretário Municipal de Transportes, “depois que o ônibus chega no terminal ele tem que passar por uma nova limpeza para que o pessoal que venha a subir no ônibus, suba em um ônibus limpo”.


Avisos sonoros e cartazes nos terminais de ônibus irão orientar os usuários. Além disso, álcool em gel também será disponibilizado para os passageiros higienizarem as mãos.

A SPTrans também recomendou que idosos evitem ir aos postos da empresa. A orientação é de que o grupo busque atendimento online, pelo e-mail [email protected]

Enfim, Gostou da matéria?

Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação e outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.

Aílton Donato

Cristão, paulistano, técnico em manutenção automotiva, empreendedor digital, criador dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo nas redes sociais e do site Via Coletivo. Sonoplasta nas horas vagas e apaixonado por Mobilidade Urbana, em especial pelo sistema sobre trilhos.