Metrô e CPTM fazem nova ação de conscientização para prevenir coronavírus

A STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) informou nesta sexta-feira, dia 20 de março, que uma nova ação de prevenção contra o novo coronavírus será iniciada hoje no Metrô de São Paulo e na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para conscientizar os cidadãos.

Segundo a STM, os passageiros que circulam pelas estações do Metrô e da CPTM nos horários de pico, poderão obter informações de prevenção, cuidados e sintomas da doença.


Promotores, ao todo 25 duplas, vão pelo sistema para auxiliar tirando dúvidas sobre a doença e também permitir que a higienização das mãos com álcool em gel. A ação é itinerante e vai percorrer as principais estações do Metrô e da CPTM.

Também estão disponíveis totens com vídeo informativo, gravado pelo Dr. David Uip, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus no Estado, com orientações e informações aos passageiros sobre prevenção e sintomas da doença.

As primeiras a receber os totens são: Brás, Barra Funda e Tatuapé, que fazem integração do Metrô com a CPTM, e também nas estações Sé e Jabaquara do Metrô, esta última com fluxo de passageiros que utilizam o Terminal Metropolitano de Ônibus da EMTU.

De acordo com a STM, a campanha ganhará um reforço no dia 30 de março, com a implantação de dispensers eletrônicos com álcool em gel ao lado dos totens, que estará disponível para higienização das mãos dos passageiros. O equipamento funciona com um sensor eletrônico e não é necessário encostar em nada para higienizar as mãos com segurança.

Os equipamentos serão reabastecidos ao longo do dia. Para contribuir ainda mais com a difusão de informações, durante a ação será gravado um vídeo-case.

Recomendações

Além disso, o Governo de São Paulo Estado recomenda que as pessoas evitem circular por ambientes externos para evitar a dispersão do vírus. A utilização do transporte coletivo também deve ocorrer somente se for extremamente necessário.


Para os cidadãos que, ainda assim, precisam se deslocar, a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos intensificou as medidas de higienização dos veículos e estações, com ampliação da frequência de limpeza de assentos, pisos, corrimãos, maçanetas, etc  com álcool 70% ou solução de água sanitária.

Totens

1- Estação Sé – linhas 1 e 3 (Metrô) – Área próxima aos bloqueios

2 – Estação Tatuapé – linhas 3 (Metrô), 11 e 12 (CPTM) – Mezanino do Metrô

3 – Estação Brás – linhas 3 (Metrô) e 10, 11 e 12 (CPTM) – Área da CPTM no local conhecido como Mezanino do Metrô

4 – Estação Barra Funda – linhas 3 (Metrô) e 7 e 8 (CPTM) – Área da CPTM próxima aos bloqueios

5 – Estação Jabaquara – linha 1 (Metrô) e Terminal Ônibus EMTU – Em frente ao bloqueio do Metrô, na área externa para que os passageiros da EMTU também tenham acesso.

VEJA TAMBÉM:
Confira medidas no transporte contra o coronavírus
PL exige dispensadores de álcool em gel nos transportes
SPTrans suspende passe livre e meia tarifa para estudantes

Enfim, Gostou da matéria?

Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Desse modo você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes

Aílton Donato

Paulistano, técnico em manutenção automotiva, empreendedor digital, criador dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo nas redes sociais e do site Via Coletivo. Sonoplasta nas horas vagas e apaixonado por Mobilidade Urbana, em especial pelo sistema sobre trilhos.