fbpx

SP: Profissionais de saúde relatam agressões no transporte

De acordo com a BBC Brasil, profissionais de saúde tem relatado hostilidade e agressões nos trens do Metrô e da CPTM.

Na última quinta (19), Cecília, técnica de enfermagem, relatou ter sido hostilizada e agredida na ida e na volta do trabalho.


Cecília mora em Mauá e trabalha na Liberdade. De acordo com ela, ao tentar embarcar na estação Paraíso da linha 1-Azul do Metrô com colegas de trabalho, um grupo de pessoas passou a atacá-los com agressões verbais e corporais.

“Está acontecendo na linha azul do metrô, entre as estações Vergueiro e São Joaquim. Tem um grupo de pessoas que estão atacando tanto com agressões verbais quanto corporais. Empurrando, não deixando entrar no vagão”, relatou a técnica de enfermagem.

O motivo das agressões, de acordo com Cecília, seria o fato de que ela e os colegas estavam vestidos de branco, sem vestimentas de proteção. “No começo nos xingavam, porque estávamos de branco: ‘vai passar doença para todo mundo!'”, disse.

Além disso, ao pegar um trem da linha 10-Turquesa no Brás com destino a Rio Grande da Serra, Cecília afirmou ter sido barrada por um homem que encostou em seu peito e disse “aqui você não entra”.

Com medo, Cecília afirmou que não utilizará mais o transporte público para ir ao trabalho e passará a ir de carro.

Renata Pietro, presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), disse que casos de agressão e hostilidade contra profissionais de saúde aumentaram.


De acordo com ela, os casos começaram na quinta-feira (19) e tem sido mais frequentes na linha 1-Azul. Foram relatados casos em que usuários atiraram objetos e empurraram os profissionais.

A secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos afirmou que “valoriza os profissionais da saúde, que neste período prestam nobremente alta contribuição à sociedade”.

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo entrou em contato com o Metrô para realizar uma parceria para sensibilizar os usuários.

Também foi solicitada uma reunião com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Enfim, Gostou da matéria?

Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Desse modo você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.

David Molina

David Molina

Paulistano, budista, fotógrafo, entusiasta do transporte público, editor dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo no Facebook.

Deixe uma resposta