fbpx

Obras da futura estação João Dias da CPTM são iniciadas; saiba mais

As obras da futura estação João Dias da Linha 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropilitanos) já foram iniciadas de acordo com uma publicação feita na página oficial da STM (Secretária dos Transportes Metropolitanos) nas redes sociais na última sexta-feira, dia 10 de abril.

Segundo a STM, desde o começo de abril uma das faixas da Av. Nações Unidas foi interditada parcialmente para o início as obras. Os primeiros trabalhos estão sendo feitos próximo aos trilhos da CPTM e no futuro acesso local.


As obras da nova estação, localizada entre as estações Santo Amaro e Granja Julieta, serão gerenciadas pela Brookfield Properties, empresa do Grupo Brookfield responsável pelo empreendimento comercial localizado ao lado do projeto. A construção estará a cargo da Construtora Telar, através de um contrato firmado entre as duas empresas. Os custos da construção pelas empresas privadas são previstos em R$ 60 milhões.

A estação será doada ao Governo do Estado de São Paulo, e a CPTM será responsável pela operação e manutenção do local. Cumprirá à Companhia avaliar quais intervenções serão necessárias no trânsito, bem como na própria Linha 9, que futuramente terá a via férrea e a rede aérea remanejadas no trecho onde as plataformas da nova estação serão construídas.


O prazo previsto de execução da obra é de 31 meses. Quando concluída, a demanda estimada é de cerca de 10 mil passageiros nos dias úteis na nova estação.

Pelo projeto executivo, a estação terá uma entrada dentro do empreendimento da Brookfield Properties (onde possui duas torres corporativas) e uma entrada principal na pista local da Marginal Pinheiros. A nova estação contará com edifício principal, passarela de acesso à plataforma central e terá escadas rolantes, fixas e elevadores, garantindo acessibilidade a todos.

Enfim, Gostou da matéria?

Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Desse modo você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.

Aílton Donato

Cristão, paulistano, técnico em manutenção automotiva, empreendedor digital, criador dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo nas redes sociais e do site Via Coletivo. Sonoplasta nas horas vagas e apaixonado por Mobilidade Urbana, em especial pelo sistema sobre trilhos.