fbpx

STM testa luz ultravioleta para desinfetar trens do Metrô de São Paulo

A STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) iniciou na última quarta-feira, dia 15 de abril, testes com um equipamento que emite luz ultravioleta (UV) para desinfetar os vagões dos trens do Metrô de São Paulo.

O projeto está sendo feito em parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). De acordo com o comunicado da STM, amostras estão sendo coletadas para analise, caso seja comprovada a eficácia o equipamento poderá ser implantado em todo sistema de transporte público estadual, como a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o próprio Metrô de São Paulo.


De acordo com Alexandre Baldy, Secretário de Transportes Metropolitanos, o Governo de São Paulo está em busca de tecnologias mais eficientes para higienizar os trens e ônibus da rede metropolitana com mais frequência durante o dia.

“Essa é uma forma eficaz, ágil e de baixo custo que poderá dar ainda mais segurança a todos os cidadãos que precisam se deslocar”, reforça o secretário. “Temos contato com empresas de transporte no mundo todo, diariamente, e se for necessário, vamos investir em novas soluções para que os nossos passageiros tenham cada vez mais segurança ao ir e vir”, afirmou.

Os resultados do IPT ficam prontos em 7 dias. A STM ainda informou que se comprovada a eficácia, o robô Hyperviolet C600 pode ser um grande aliado para ajudar a minimizar o atual momento enfrentado na saúde pública


O aparelho tem a capacidade de desinfetar cada vagão ou veículo em até um minuto. O projeto é idealizado no Brasil pelo piloto Lucas Di Grassi, com o conceito de protótipo realizado de forma técnica pela Zasso. A capacidade de desinfecção do equipamento depende da energia por área (joule/m2). Em uma aplicação com energia suficiente a capacidade de esterilização pode ser de 100%.

Assista abaixo o funcionamento do Equipamento:
TESTE DE HIGIENIZAÇÃO DOS TRENS PRODUTO UV DE ALTA FREQUÊNCIA


Enfim, Gostou da matéria?

Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação e outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.

Aílton Donato

Cristão, paulistano, técnico em manutenção automotiva, empreendedor digital, criador dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo nas redes sociais e do site Via Coletivo. Sonoplasta nas horas vagas e apaixonado por Mobilidade Urbana, em especial pelo sistema sobre trilhos.