Trem da CPTM descarrila no pátio da Lapa

Um trem da CPTM descarrilou ontem (16), durante uma manobra no pátio da Lapa, na zona oeste de São Paulo.

Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra quando a composição, da série 7000, havia acabado de descarrilar. Confira o vídeo clicando aqui.


O trem não transportava passageiros no momento da ocorrência e estava em baixa velocidade. Ninguém ficou ferido.

A série 7000 da CPTM foi fabricada pela CAF, e é composta por 40 trens de 8 carros. A frota já operou comercialmente por quase todas as linhas da CPTM, com exceção da Linha 13-Jade.

A frota da série 7000 é considerada como “coringa” na CPTM. Atualmente, os trens da série operam nas linhas 9-Esmeralda, 10-Turquesa e 12-Safira

As duas primeiras composições foram produzidas pela fábrica da empresa na Espanha. As demais foram produzidas em uma fábrica da companhia em Hortolândia, no interior de São Paulo.

Histórico de incidentes

Alguns trens da série 7000 já se envolveram em incidentes desde o começo de sua operação.


Em 2010, um trem da série colidiu com uma outra composição, da extinta série 1100, na área de manobras da estação da Luz.

Em 2011, mais uma colisão foi registrada na estação Palmeiras-Barra Funda, da Linha 7-Rubi. Um trem da série 7000 e outro da série 1700 colidiram, deixando 42 pessoas feridas. A causa do acidente foi apontada como falha humana, e o maquinista foi demitido.

O trem da série 7000 jamais voltou a operar comercialmente. Partes da composição foram retiradas para serem utilizadas como peças de reposição para trens ainda em funcionamento.

Em 2012, mais um incidente com um trem da série foi registrado. A unidade “7069-7072” descarrilou na área de manobras da Estação Ceasa. O trem não transportava passageiros e ninguém se feriu.

O caso mais recente ocorreu em junho do ano passado. Um trem que operava pela linha 12-Safira se chocou contra um para-choque de via, que delimitava o fim da via férrea na estação Brás. De acordo com a CPTM, ninguém se feriu na ocorrência.

Enfim, Gostou da matéria?

Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Desse modo você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.

David Molina

David Molina

Paulistano, budista, fotógrafo, entusiasta do transporte público, editor dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo no Facebook.

Deixe uma resposta