Uso de máscaras será obrigatório no transporte de SP

O uso de máscaras pelos usuários dos trens da CPTM e Metrô, ônibus da SPTrans, EMTU e rodoviários intermunicipais e interestaduais será obrigatório a partir de segunda (04). A medida também valerá para passageiros de táxis e carros de aplicativos na capital.

Um decreto da Prefeitura e outro do Governo do Estado sobre a obrigatoriedade do uso da proteção serão publicados no Diário Oficial de amanhã (30/04).


“A partir do dia 4 de maio será obrigatório o uso de máscaras no transporte público, no transporte coletivo, sob a administração do governo do estado de São Paulo e da prefeitura”, disse o governador João Doria (PSDB).

A fiscalização do uso de máscaras pelos passageiros será feita pelas empresas, públicas ou privadas. Em caso de irregularidades, as empresas serão advertidas por escrito e caso haja reincidência, serão multadas.

Usuários que desrespeitarem as regras serão advertidos verbalmente, de acordo com o governador. “A advertência será verbal, ela não será escrita, será verbal. Não vejo porque alguém gostaria de não usar máscaras e expor sua própria saúde e a saúde dos outros”, disse.

Doria ainda disse que “se a área de Saúde recomendar novas medidas, nós não teremos nenhuma hesitação em adotar.”


O Prefeito Bruno Covas (PSDB) afirmou que população deve se acostumar com o uso da máscara e que empresas de ônibus serão multadas em R$ 3.300 por dia caso haja ao menos um passageiro que não esteja utilizando máscara.

Enfim, Gostou da matéria?

Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Desse modo você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.

David Molina

David Molina

Paulistano, budista, fotógrafo, entusiasta do transporte público, editor dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo no Facebook.

Deixe uma resposta