fbpx

Prefeitura de Campinas determina uso obrigatório de máscaras nos ônibus

Por meio do Decreto Nº 20.854/2020, a Prefeitura de Campinas determinou que a partir da próxima segunda (04), todos os motoristas e passageiros do transporte público coletivo da cidade deverão utilizar máscaras de proteção.

O Decreto foi publicado na edição eletrônica do Diário Oficial (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial) desta quinta (30). A medida também é válida para táxis e transporte individual de passageiros por aplicativos.


“Vamos pedir a colaboração para que as pessoas já saiam de casa usando a máscara, que é importante para a sua proteção”, disse o prefeito Jonas Donizette durante transmissão ao vivo pela internet na tarde de ontem (29).

A princípio, será feita uma ação educativa, e máscaras de pano serão distribuídas para pessoas que não estiverem usando. O prefeito informou que, por enquanto, não estão previstas punições em caso de descumprimento da medida.

Carlos José Barreiro, secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), disse que “uma série de ações, todas alinhadas com os órgãos de saúde pública, estão sendo tomadas desde março”.

“Neste momento, usar a máscara é um ato de respeito e preservação da vida”, enfatizou o secretário.


De acordo com a Emdec, a limpeza e higienização dos ônibus e terminais urbanos recebem atenção especial. O dimensionamento da frota de ônibus em operação é definido diariamente, a partir da avaliação técnica da demanda de passageiros.

A empresa informou que a programação de horários também sofre ajustes pontuais diários, dependendo da análise individual de cada linha. Além disso, o usuário pode saber, em tempo real, o momento da chegada do ônibus no ponto utilizando o aplicativo “Busão na Hora”.

A Emdec reforçou que os terminais urbanos e pontos de embarque sejam utilizados somente pelos usuários do transporte que necessitem realizar algum deslocamento essencial.

Enfim, Gostou da matéria?

Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Desse modo você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.

David Molina

David Molina

Paulistano, budista, fotógrafo, entusiasta do transporte público, editor dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo no Facebook.

Deixe uma resposta