Suspensão de rodízio é negada pela Justiça em SP
Por meio de uma decisão liminar provisória, A Justiça de São Paulo negou a suspensão do rodízio ampliado na capital.
O rodízio foi implantado pela Prefeitura na segunda (11), com o objetivo de ampliar o isolamento social na cidade.
A suspensão do rodízio foi pedida em uma Ação Popular, levada ao judiciário pelo vereador Fernando Holiday (Patriota-SP), que solicitou a suspensão da medida alegando que havia ilegalidade e desvio de finalidade.
O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) havia se manifestado a favor da suspensão do rodízio, defendendo que o decreto foi implementado sem estudos técnicos e que pode causar superlotação no transporte público.
A juíza Celina Toyoshima, em sua decisão, considerou que não há ilegalidades no Decreto 59.402/2020, que estabelece o rodízio emergencial na cidade. Portanto, o mesmo não será suspenso.
Nesta quarta (13), terceiro dia em vigor do rodízio ampliado, a capital registrou 1 km de congestionamento no horário de pico do trânsito, das 07:00 às 09:00.
Estações e trens do Metrô e da CPTM estavam cheias. A Prefeitura informou que o aumento de passageiros nos ônibus variou entre 3% e 6% em relação a semana passada.
A taxa de isolamento social na cidade não subiu com a implementação do rodízio. Nesta quarta, o índice foi de 48,4%. Já no estado, a taxa foi de 47,2%. De acordo com autoridades de saúde, o ideal seria uma taxa de 70%.
Enfim, Gostou da matéria?
Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Desse modo você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.
- SPTrans irá alterar itinerários de 2 linhas neste domingo (18) - 16 de outubro de 2020
- Trecho da Av. Ragueb Chohfi será remodelado para implantação de pilastras da Linha 15-Prata - 10 de outubro de 2020
- Lances a partir de R$ 3 mil: Sato Leilões realiza leilão de veículos recuperados de financiamento - 8 de outubro de 2020