fbpx

CPTM e Metrô de SP instalam 4 novas cabines de higienização; confira

A Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) informou na tarde desta quinta-feira, dia 21 de maio, que quatro novas cabines de higienização foram instaladas nas estações Itaquera, Paraíso e Sé do Metrô de São Paulo e Vila Olímpia, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Outra estação que já conta com o equipamento é a estação Tatuapé, que atende as linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, e que tem transferência para a linha 3-Vermelha do Metrô. A cabine foi instalada na estação no dia 4 de maio.

De acordo com um comunicado enviado pela STM ao Via Coletivo, os equipamentos estarão disponíveis durante todo o horário de funcionamento das estações, das 4h da manhã à meia-noite na CPTM e de 4h40 à meia noite no Metrô. Outras 20 cabines devem ser instaladas em uma parceria do Governo do Estado de São Paulo com a farmoquímica Neobrax.

“A ação está alinhada com outras medidas que a Secretaria dos Transportes Metropolitanos e o Governo do Estado vêm tomando para salvar vidas. Acreditamos que, com iniciativas inovadoras como essa e a colaboração de todos os cidadãos, vamos juntos vencer”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

A cabine, semelhante a um túnel com cerca de três metros, possui um sensor de presença, que aciona borrifadores com clorexidina, uma solução hidroalcoólica higienizante. A solução, mais eficaz que o álcool, é certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além disso, cada pessoa fica apenas quatro segundos dentro do box, e a eficácia da solução é de quatro horas. A clorexidina tem sido empregada para limpeza de superfícies, equipamentos e roupas em hospitais, consultórios odontológicos e outras unidades de saúde, na antissepsia da pele e membranas mucosas; e no tratamento de feridas e queimaduras.

Enfim, Gostou da matéria?

Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Desse modo você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.

Aílton Donato

Cristão, paulistano, técnico em manutenção automotiva, empreendedor digital, criador dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo nas redes sociais e do site Via Coletivo. Sonoplasta nas horas vagas e apaixonado por Mobilidade Urbana, em especial pelo sistema sobre trilhos.