fbpx

Metrô de SP assina contrato de R$ 1 bi com empresa chinesa para fabricação de trens da linha 17-Ouro

Saiu nesta terça-feira, dia 26 de maio de 2020, o contrato da ordem de serviço entre a chinesa BYD e Governo do Estado de São Paulo para a fabricação de 14 trens do monotrilho da furara Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo.

O contrato foi assinado hoje, de acordo com informações do Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, que celebrou a assinatura em suas redes sociais.


De acordo com informações do Portal Veja, a ordem de serviço prevê investimentos de cerca de R$ 1 bilhão, que serão investidos na compra dos equipamentos, sistema de alimentação elétrica, aparelhos de mudança de via, de manutenção dos trens e a instalação de portas de plataforma nas oito estações da linha.

Sobre a Linha 17-Ouro

A futura Linha 17–Ouro será uma linha do Metrô de São Paulo que utilizará a tecnologia Metrô Leve, um sistema de monotrilho e será operada pela ViaMobilidade, empresa que já opera a Linha 5–Lilás do Metrô de SP.

A linha 17-Ouro ligará a Estação Morumbi, da Linha 9–Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) à Estação Congonhas, ligando ao aeroporto que ficará próximo à estação, passando também pela Linha 5–Lilás. A linha terá uma demanda aproximada de quinze mil passageiros por hora em cada sentido.


O início de suas operações, inicialmente prometido para 2013, passou para 2014, depois para 2016, final de 2017, 2018 e final de 2019. Atualmente, a previsão é que as obras sejam concluídas até o final de 2022, de acordo com Silvani Pereira, Presidente do Metrô de São Paulo que também participou da assinatura de contrato.

Consórcio Monotrilho Integração (CMI)

O contrato assinado com BYD substitui o Consórcio Monotrilho Integração (CMI), que teve o acordo rescindido no ano passado após a falência da empresa da Malásia Scomi Engeneering BHD, que seria responsável pela fabricação dos trens. Também participavam do consórcio as construtoras CR Almeida e Andrade Gutierrez.

Enfim, Gostou da matéria?

Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Desse modo você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.

Aílton Donato

Cristão, paulistano, técnico em manutenção automotiva, empreendedor digital, criador dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo nas redes sociais e do site Via Coletivo. Sonoplasta nas horas vagas e apaixonado por Mobilidade Urbana, em especial pelo sistema sobre trilhos.