Metrô de SP assina contrato de R$ 1 bi com empresa chinesa para fabricação de trens da linha 17-Ouro
Saiu nesta terça-feira, dia 26 de maio de 2020, o contrato da ordem de serviço entre a chinesa BYD e Governo do Estado de São Paulo para a fabricação de 14 trens do monotrilho da furara Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo.
O contrato foi assinado hoje, de acordo com informações do Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, que celebrou a assinatura em suas redes sociais.
De acordo com informações do Portal Veja, a ordem de serviço prevê investimentos de cerca de R$ 1 bilhão, que serão investidos na compra dos equipamentos, sistema de alimentação elétrica, aparelhos de mudança de via, de manutenção dos trens e a instalação de portas de plataforma nas oito estações da linha.
Sobre a Linha 17-Ouro
A futura Linha 17–Ouro será uma linha do Metrô de São Paulo que utilizará a tecnologia Metrô Leve, um sistema de monotrilho e será operada pela ViaMobilidade, empresa que já opera a Linha 5–Lilás do Metrô de SP.
A linha 17-Ouro ligará a Estação Morumbi, da Linha 9–Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) à Estação Congonhas, ligando ao aeroporto que ficará próximo à estação, passando também pela Linha 5–Lilás. A linha terá uma demanda aproximada de quinze mil passageiros por hora em cada sentido.
O início de suas operações, inicialmente prometido para 2013, passou para 2014, depois para 2016, final de 2017, 2018 e final de 2019. Atualmente, a previsão é que as obras sejam concluídas até o final de 2022, de acordo com Silvani Pereira, Presidente do Metrô de São Paulo que também participou da assinatura de contrato.
Consórcio Monotrilho Integração (CMI)
O contrato assinado com BYD substitui o Consórcio Monotrilho Integração (CMI), que teve o acordo rescindido no ano passado após a falência da empresa da Malásia Scomi Engeneering BHD, que seria responsável pela fabricação dos trens. Também participavam do consórcio as construtoras CR Almeida e Andrade Gutierrez.
Enfim, Gostou da matéria?
Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Desse modo você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.
- Metrô de SP disponibiliza aplicativo para acompanhar localização de trem natalino - 24 de dezembro de 2020
- Doria e Covas retiram gratuidade de idosos na SPTrans, EMTU, CPTM e Metrô - 23 de dezembro de 2020
- Confira como será o funcionamento dos postos de atendimento da SPTrans e da frota de ônibus no Natal e Ano Novo - 23 de dezembro de 2020