fbpx

Trecho da Estrada dos Mendes será interditada para obras da nova estação da CPTM

A STM (Secretária de Transportes Metropolitanos) informou que a partir de segunda-feira, dia 15 de junho, o trecho inicial da Estrada dos Mendes, na Vila Natal, zona sul da capital paulista, será interditado para o início de uma nova fase das obras de construção do trecho entre a Estação Grajaú e a futura Estação Mendes-Vila Natal, na Linha 9-Esmeralda da CPTM.

Segundo informações da secretária, serão executadas durante um período de 12 meses obras de rebaixamento da Estrada dos Mendes, a construção de um viaduto acima da estrada, além de muros de contenção e remanejamento do sistema de água e esgoto.


A interdição foi autorizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), SPTrans e Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb). As obras não irão afetar a operação da Linha 9-Esmeralda e a CET já sinalizou o local para orientar pedestres e motoristas que trafegam pela região.

Segundo estimativas, a Estação Mendes-Vila Natal deve ser inaugurada em 2021. Já a Estação Varginha, que também está sendo construída, será aberta para a população em 2022.

Quando as duas novas estações estiverem prontas, a linha 9-Esmeralda terá 4,5 quilômetros de extensão. A demanda estimada para as duas estações, quando estiverem em plena operação, é de 110 mil passageiros por dia útil.


Além disso, a ampliação da linha 9-Esmeralda irá beneficiar diretamente os moradores de Grajaú, Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares, bairros localizados no extremo sul da cidade de São Paulo.

Veja também:
Obras de prologamento da Linha 9-Esmeralda até Varginha avançam, confira
CPTM: Quem levar concessão das linhas terá que unificar estações Lapa
Governo de SP e União assinam liberação de recursos para 2º lote das obras da Linha 9-Esmeralda da CPTM

Enfim, Gostou da matéria?

Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Desse modo, você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.


Aílton Donato

Cristão, paulistano, técnico em manutenção automotiva, empreendedor digital, criador dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo nas redes sociais e do site Via Coletivo. Sonoplasta nas horas vagas e apaixonado por Mobilidade Urbana, em especial pelo sistema sobre trilhos.