Empresa Chinesa BYD quer resgatar projeto da Linha 18-Bronze do Metrô de SP
O grupo chinês BYD apresentou ontem, dia 6 de julho, um projeto ao governo de São Paulo para resgatar o modelo original da Linha 18-Bronze do Metrô. O ramal ligaria o Grande ABC a Capital Paulista. As informações foram publicadas pelo Diário do Grande ABC.
A intenção da empresa chinesa é realizar todo o projeto de construção, realizando a construção e fornecimento da tecnologia do modal e mão de obra especializada. As obras poderiam durar até três anos caso o governo aceite a proposta.
Ainda segundo informações, a BYD estaria interessada até em adquirir o Consórcio Vem ABC, formado pelas empresas Primav, Cowan, Encalso e Benito Roggio. O grupo venceu a licitação de PPP (Parceria Público-Privada) em 2014, assinada pelo ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB)
O custo do projeto era de R$ 4,26 bilhões, dividido entre Estado, União e setor privado. As obras não foram adiante porque empacou na fase de desapropriações.
Atualmente a BYD é a responsável pelas obras da Linha 17-Ouro, que irá ligar o Morumbi ao Aeroporto de Congonhas, via Monotrilho. Segundo o diretor de negócios da empresa, Alexandre Liu, isso pode facilitar a conversa com o governo.
“Se o governo destravar essa proposta, temos interesse. O grupo se disponibiliza em aportar dinheiro, caso seja necessário. Queremos retomar o projeto de monotrilho. Estamos à disposição do governo”, avaliou.
A linha foi projetada para ter 15,7 quilômetros de extensão. Partindo de São Bernardo do Campo, passando por Santo André e São Caetano do Sul, até a Estação Tamanduateí, na cidade de São Paulo. O ramal faria integração com a linha 10-Turquesa da CPTM e linha 2-Verde do Metrô de São Paulo.
BRT
No ano passado, o Governador João Doria declarou que a construção da Linha 18-Bronze era inviável, informando posteriormente que seria construída uma linha de BRT (sigla em inglês para transporte rápido por ônibus) no lugar do monotrilho.
Além disso, a expectativa era que no primeiro semestre de 2020 seria divulgado o cronograma de implantação do sistema BRT.
Veja também:
- Governo assina contrato para obras da segunda etapa do VLT da Baixada
- Obras da Linha 6-Laranja devem ser retomadas em 90 dias, diz governo
- Acciona assumirá a Linha 6-Laranja nesta terça (07)
Enfim, Gostou da matéria?
Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Desse modo, você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.
- Radial Transporte está com vagas de emprego abertas - 19 de abril de 2022
- Carneiro é flagrado passeando por estação do Metrô de SP - 14 de abril de 2022
- Metrô de SP abre inscrições para 22 vagas de estágio - 11 de abril de 2022