fbpx

Governo assina contrato para obras da segunda etapa do VLT da Baixada

Nesta segunda (06), o governador João Doria (PSDB) assinou o contrato para início das obras do segundo trecho do VLT na Baixada Santista.

O trecho, gerenciado pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), irá transportar até 35 mil passageiros por dia, ligando a avenida Conselheiro Nébias ao bairro do Valongo, em Santos.


Serão investidos R$ 217,7 milhões. O contrato firmado entre o Estado de São Paulo e a construtora Queiroz Galvão prevê que as obras devem ser iniciadas até o fim deste mês, com prazo de 30 meses para conclusão.

No projeto, estão incluídas as construções de edificações, via permanente, quatro subestações, sistema de rede aérea, sinalização viária, urbanização e duas pontes sobre o canal 1.

Serão construídas 14 estações ao longo do trecho de oito quilômetros. Todas contarão com dispositivos de acessibilidade exigidos por lei.

O traçado cortará as ruas Campos Mello, Doutor Cochrane, João Pessoa, Visconde de São Leopoldo, São Bento, Amador Bueno, Constituição, Luiz de Camões e a Avenida Conselheiro Nébias.

Quando entrar em operação, o trecho contará com uma frota de sete veículos, que já foram adquiridos pelo governo. O sistema tem previsão de operar com 33 VLTs transportando 95 mil passageiros por dia.


O Sistema Integrado Metropolitano/VLT terá 27 quilômetros de extensão, considerando o trecho de 11,5 quilômetros já em operação entre São Vicente (Barreiros) e o Porto de Santos, além das ligações entre Conselheiro Nébias e Valongo e Barreiros a Samaritá, em São Vicente, que está em projeto.

“Essa é mais uma conquista importante para a baixada santista. Com as diretrizes do Governador Joao Doria, seguimos cumprindo os objetivos de facilitar a vida dos moradores da região. Serão 35 mil pessoas que contarão com transporte seguro e eficiente. É mais qualidade de vida para quem precisa”, disse Baldy.

Veja também:

Obras da Linha 6-Laranja devem ser retomadas em 90 dias, diz governo

Enfim, Gostou da matéria?

Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Desse modo, você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.

David Molina

David Molina

Paulistano, budista, fotógrafo, entusiasta do transporte público, editor dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo no Facebook.

Deixe uma resposta