fbpx

Locomotiva da Praça IV Centenário de Guarulhos passa por restauração

Nesta semana, a Prefeitura de Guarulhos iniciou a restauração da locomotiva a vapor, popularmente conhecida como “Maria Fumaça”, localizada na praça Paschoal Thomeu, antiga IV Centenário.

A locomotiva, similar a que puxava o trem da Ferrovia de Guarulhos, estava vandalizada e deterioridada pela ação do tempo.


Uma pichação foi removida, e uma tinta de fundo preparadora foi aplicada, além de massa plástica para correção de desgastes.

Nas próximas etapas da restauração, serão trocadas as peças enferrujadas, a chaminé será consertada e uma nova pintura e iluminação serão aplicadas.

A locomotiva será cercada com gradil para inibir novos atos de vandalismo. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) em parceria com empresas privadas e sem custos ao município.

De acordo com a gestão municipal, a Sema busca novas parcerias para reformar a estação e a casa do chefe da estação, conhecida como Casa Amarela, ponto turístico da cidade, antiga Estação Guarulhos da Estrada de Ferro Sorocabana.

Enfim, Gostou da matéria?

Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Desse modo, você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.

David Molina

David Molina

Paulistano, budista, fotógrafo, entusiasta do transporte público, editor dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo no Facebook.

Deixe uma resposta