Furtos e vandalismo em semáforos de SP crescem 74% no 1º semestre
Um levantamento feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostrou que, nos primeiros seis meses deste ano, foram registradas 2.017 ocorrências de furtos de fios e vandalismo nos equipamentos que controlam os semáforos em São Paulo.
O número representa 11 semáforos danificados por dia, em média. Trata-se de um aumento de 74% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 1.157 ocorrências.
De acordo com a CET, o período de isolamento social causado pela crise sanitária, com ruas mais vazias e menor fluxo de veículos em circulação, contribuiu para o aumento das ocorrências.
Entre janeiro e junho foram reinstalados 182 quilômetros de fiação elétrica nos equipamentos alvos de dano ao patrimônio, o que equivale a distância aproximada entre São Paulo e a cidade de Aparecida, no interior paulista.
O vandalismo de um controlador pode afetar o funcionamento de até cinco cruzamentos semaforizados numa mesma região.
A área central da cidade costuma concentrar o maior número de falhas por furtos ou vandalismo. Neste ano, entretanto, verificou-se um aumento significativo na zona leste.
A cidade de São Paulo tem o maior parque semafórico do País, com 6.567 cruzamentos e travessias semaforizadas.
Para minimizar o volume das ocorrências, a CET tem feito o alteamento dos controladores semafóricos, a concretagem e soldagem das tampas das caixas de passagem da fiação, bem como das janelas de inspeção das colunas semafóricas.
Entre março e junho foram registrados nove flagrantes de furto ou vandalismo de semáforos. Ao flagrar um destes atos, a população pode denunciar pelos telefones 190 ou 156.
Locais recordistas de furtos em 2020
- Av. Braz Leme
- Av. Abraão Ribeiro
- Av. Duque de Caxias
- R. da Consolação
- Av. do Estado
- Av. Inajar de Souza
- Av. Nagib Farah Maluf
- R. Norma Pieruccini Giannotti
- Av. Sapopemba
- Av. Oliveira Freire
- Estrada do Imperador
Números de 2019
Durante todo o ano de 2019, a CET registrou 1.969 ocorrências de furto e vandalismo de componentes semafóricos na cidade de São Paulo. Além dos equipamentos eletrônicos, foram furtados aproximadamente 176 quilômetros de cabos elétricos.
Em 2018, foram 1.911 ocorrências de furto e vandalismo, durante os 12 meses do ano, totalizando 90 quilômetros de cabos elétricos além de componentes eletrônicos de energia e controle.
Enfim, Gostou da matéria?
Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Desse modo você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.
- SPTrans irá alterar itinerários de 2 linhas neste domingo (18) - 16 de outubro de 2020
- Trecho da Av. Ragueb Chohfi será remodelado para implantação de pilastras da Linha 15-Prata - 10 de outubro de 2020
- Lances a partir de R$ 3 mil: Sato Leilões realiza leilão de veículos recuperados de financiamento - 8 de outubro de 2020