fbpx

Emdec implanta lombada removível em via de Campinas

A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) implantou uma lombada removível na última quinta (16) na Rua Dr. Luís Silvério, na Vila Marieta.

A lombada possui 3,70 metros de comprimento e é composta por 13 placas modulares e pré-moldadas, feitas de concreto e ferro, fixadas ao pavimento por estacas, e foi instalada junto a um dos portões da CEI (Centro de Educação Infantil) Prof. Hilário Pereira Magro Jr.


O projeto é inovador e faz parte das medidas realizadas pela empresa para ampliar a segurança viária de Campinas. Foi realizado em parceria com a empresa Verssat Indústria e Construção, que detém a concessão para renovação dos abrigos de ônibus no município.

A empresa informou que o projeto não gerou custos ao município, e foi idealizado pela área de inovação e tecnologia para mobilidade urbana da Emdec e desenvolvido, construído e implantado pela Verssat.

A Emdec também realizou toda a sinalização, horizontal e vertical, da lombada removível. Segundo a empresa, a característica modular permite que a lombada seja removida e transferida para outro local, sem danos a via.

Carlos José Barreiro, secretário de Transportes e presidente da Emdec, disse que “esta inovadora proposta garante maior flexibilidade no enfrentamento de situações transitórias de tráfego. No caso de uma obra, por exemplo, é possível instalar o dispositivo temporariamente para reduzir a velocidade dos veículos no trecho; e retirar após a conclusão dos trabalhos”.


De acordo com a Emdec, o local será monitorado por três meses, e serão realizadas vistorias periódicas para avaliar a viabilidade de homologação do projeto.

“A ideia é avaliar o comportamento do dispositivo frente ao fluxo de veículos, bem como analisar mais detalhadamente os prós e contras dessa inovação”, disse o secretário e presidente da empresa.

Enfim, Gostou da matéria?

Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Desse modo você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.

David Molina

David Molina

Paulistano, budista, fotógrafo, entusiasta do transporte público, editor dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo no Facebook.