EMTU amplia Passe Escolar para todos os alunos da área da saúde

A EMTU informou que o uso de Passe Escolar, Passe Livre ou Meia Tarifa está liberado para estudantes e professores de cursos ligados à saúde nas linhas de ônibus intermunicipais.

A decisão foi tomada após o governo do estado autorizar o retorno às aulas e atividades presenciais da área, por meio do decreto n° 65.061 de 13/07/2020.


O Passe Livre isenta o aluno do pagamento da tarifa nas linhas intermunicipais, enquanto a Meia Tarifa oferece desconto de 50% na passagem.

Tem direito a receber uma das modalidades aqueles que estão matriculados nos cursos de medicina, biomedicina, enfermagem, fisioterapia, odontologia, entre outros.

Como pedir o benefício

Para solicitar a liberação do benefício, é preciso encaminhar por e-mail para a EMTU uma declaração, em papel timbrado, assinada e carimbada pelo responsável/supervisor da escola, comprovando o vínculo com a instituição de ensino.

No documento, devem constar o nome completo e cópia do CPF do requerente. No título, escreva “Passe Escolar – Retomada”.

O modelo da declaração está no site www.emtu.sp.gov.br no link Passe Escolar.

Antes mesmo da liberação para todos os alunos da área, o benefício já estava autorizado para estudantes que atuam diretamente no enfrentamento à crise sanitária, nos hospitais e instituições de saúde.

Nestes casos, também é preciso uma declaração preenchida pela instituição onde o aluno realiza o seu estágio, com a descrição “Liberação da Cota de Passe Escolar” no título do e-mail.

Para alunos e professores de outras áreas, devido à interrupção das aulas durante e a consequente continuidade da crise sanitária, o Passe Escolar permanece suspenso, conforme estabelece a Resolução STM 35 de 20/03/2020.


Para onde enviar as declarações

Os e-mails para enviar as declarações e garantir o Passe Escolar ou a Meia Tarifa foram criados para cada região metropolitana do Estado:

Região Metropolitana de São Paulo

[email protected] para quem tem direito ao passe livre e [email protected] para quem tem direito à Meia Tarifa

Campinas

[email protected]

Baixada Santista

[email protected]

Sorocaba

[email protected]

Vale do Paraíba e Litoral Norte

[email protected]

Enfim, Gostou da matéria?

Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Desse modo, você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.

David Molina

David Molina

Paulistano, budista, fotógrafo, entusiasta do transporte público, editor dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo no Facebook.