Terminal BRT Satélite Íris é inaugurado em Campinas

O Terminal BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) Satélite Íris foi inaugurado pelo Prefeito de Campinas, Jonas Donizette na última quinta (30).

Localizado na Avenida John Boyd Dunlop, no Distrito do Campo Grande, é o primeiro terminal BRT do município.


Devido a atual crise sanitária, o evento da inauguração foi restrito, e teve a participação do secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, além de vereadores, representantes da empresa responsável pelas obras e técnicos da Emdec.

No total, foram investidos R$ 15,3 milhões. O terminal integra o Lote 2 da implantação do BRT, Trecho 3, que abrange desde o viaduto da Rodovia dos Bandeirantes até o Terminal Campo Grande, totalizando 6,4 km.

Com uma área total de 17,5 mil metros quadrados, o terminal conta com duas estações integradas de embarque e desembarque de passageiros, sendo uma de piso elevado (padrão BRT) e uma de piso baixo (padrão BRS).

O terminal foi ativado parcialmente nesta sexta (31), quando foi ativada a estação BRS, atendendo 13 linhas do transporte coletivo.

Mais cinco terminais de ônibus compõem o projeto de implantação dos corredores BRT. Segundo a Prefeitura, as obras dos terminais Mercado, Campo Grande, Campos Elíseos, Ouro Verde e Vida Nova seguem em ritmo acelerado.

Linhas que já operam no terminal

As linhas 123, 205, 210, 211, 212, 213, 221, 222, 223, 224, 228, 229 e 289 já operam no novo terminal. Segundo a Prefeitura, cerca de 60 mil passageiros são beneficiados.


A gestão municipal informou que, inicialmente, o Terminal Satélite Íris será utilizado como estação de transferência para que os usuários do sistema convencional de transporte público já possam usufruir da estrutura.

No futuro, com a ativação dos corredores BRT, o terminal receberá linhas expressas e paradoras.

Com a inauguração do terminal, quatro pontos de ônibus na Avenida JBD foram desativados. O atendimento passou a ser feito no novo terminal, com embarque e desembarque na estação BRS.

No sentido bairro, serão desativados os pontos localizados na lateral do novo terminal e na marginal da Avenida JBD, próximo à frutaria.

Já no sentido centro, serão dois pontos desativados na marginal da avenida, ao lado do estacionamento da Pirelli e na altura do número 6.977.

Enfim, Gostou da matéria?

Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Desse modo, você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.

David Molina

David Molina

Paulistano, budista, fotógrafo, entusiasta do transporte público, editor dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo no Facebook.