fbpx

ViaMobilidade completa dois anos de operação da Linha 5-Lilás

A concessionária ViaMobilidade, que pertence ao Grupo CCR, completou dois anos de operação comercial da Linha 5-Lilás nesta terça (04).

A ViaMobilidade assumiu a operação da linha no dia 4 de agosto de 2018, por meio de contrato de concessão de 20 anos.


Em nota, a empresa informou que, nos primeiros doze meses, a equipe de mais de mil colaboradores trabalhou para transportar de forma rápida e segura mais de 144 milhões de passageiros.

Além disso, a concessionária informou que foram realizadas 199 mil viagens, uma média de 545 por dia.

Números divulgados pela concessionária

-31 mil ações de manutenção corretiva, preventiva e de melhoria foram executadas;
Na área de Engenharia, foram analisadas 25 mil notas de manutenção; 65 estudos realizados; 59 projetos implantados;

-O setor de Sustentabilidade promoveu 34 exposições e 102 ações de engajamento com impacto direto em mais de 51 mil pessoas; destas, 5,2 mil passageiros foram vacinados;

-1.748 objetos foram devolvidos aos donos pela Central de Achados e Perdidos, localizada na Estação Adolfo Pinheiro. Foram mais de 10 mil objetos recebidos pelo setor ao longo do último ano;

-9.666 manifestações e 194 sugestões foram recebidas pela Central de Atendimento. Um exemplo de sugestão que está virando realidade na Linha 5-Lilás são os coletores de pilhas e baterias, em fase de implantação em todas as estações. As estações Santa Cruz, Santo Amaro e Largo Treze já contam com o serviço.


Quando a ViaMobilidade assumiu a operação do ramal, a linha contava com dez estações, de Capão Redondo a Moema, com 16,3 km de extensão e 16 trens em circulação. 320 mil passageiros eram transportados por dia útil.

Atualmente, a linha conta com 20,1 km de extensão e chegou a transportar 600 mil passageiros por dia útil nas suas 17 estações, acréscimo de 90% em relação a 2018. 24 trens estão em circulação no ramal atualmente.

Francisco Pierrini, diretor-presidente da ViaMobilidade, disse que “a ViaMobilidade investe continuamente em melhorias para aumentar o conforto e segurança dos passageiros. Nossos colaboradores estão comprometidos em impactar positivamente a qualidade de vida de milhares de pessoas e contribuir para a mobilidade urbana em São Paulo”.

Enfim, Gostou da matéria?

Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Desse modo, você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.

David Molina

David Molina

Paulistano, budista, fotógrafo, entusiasta do transporte público, editor dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo no Facebook.

Deixe uma resposta