Saiba como conseguir reembolso da tarifa em caso de falhas na CPTM e no Metrô SP
Passageiros podem pedir reembolso do valor da passagem em caso de falhas, atrasos ou de interrupção da viagem nos trens do Metrô e da CPTM
Para solicitar o reembolso o passageiro precisa procurar o supervisor da estação para fazer a solicitação. Caso o supervisor da estação não estabeleça o reembolso imediato, é preciso procurar a ouvidoria.
É sempre importante anotar o horário em que entrou na estação, horário da falha, número do trem e saber o nome do supervisor da estação para falar com a ouvidoria.
O reembolso depende de dois fatores. Um deles é a gravidade da ocorrência, ou seja, o tamanho do problema na linha. O outro é a previsão para restabelecimento da operação, isto é, quanto tempo vai demorar para o problema ser resolvido.
De acordo com o IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor), o retorno do valor da passagem também deve acontecer quando a composição está cheia e o passageiro não consegue embarcar.
Os sites oficiais das companhias também disponibilizam uma declaração que explica o motivo da falha e o do tempo de percurso ter se estendido para o além do habitual.
Para fazer a consulta no site do Metrô, basta clicar no item “Sua viagem” e, depois, em “Declaração de Ocorrência”, ou acessar diretamente clicando aqui.
Já para acessar o comunicado de ocorrência disponibilizado pela CPTM basta acessar o site da empresa, clicar em “atendimento”, localizado no rodapé do site e consultar a declaração. Você também pode acessar diretamente clicando aqui.
O passageiro pode imprimir a consulta usando o site das companhias ou retirar pessoalmente a declaração nos Postos de Atendimento na estação Sé do Metrô ou Palmeiras-Barra Funda da CPTM.
Enfim, Gostou da matéria?
Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Desse modo você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.
- Metrô de SP tem inscrições abertas para 17 vagas de estágio - 2 de fevereiro de 2021
- Fim da gratuidade para idosos entre 60 e 65 anos passa a valer a partir desta segunda, dia 1º - 1 de fevereiro de 2021
- TRABALHE NO METRÔ: ViaQuatro está com novas vagas de emprego abertas - 21 de janeiro de 2021