fbpx

Detran de SP autoriza retomada das aulas teóricas presenciais nos CFCs

O Detran de São Paulo informou na última sexta-feira, dia 11 de setembro, que foi autorizada a retomada das aulas teóricas presenciais nos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Segundo o órgão público, o serviço será válido apenas para cidades que estejam a partir da fase laranja no plano São Paulo, que regula a reabertura gradual das atividades econômicas durante a atual crise sanitária.


Caso o Centro de Formação de Condutores esteja localizado em município reclassificado para a fase mais restritiva (vermelha), o curso presencial deve ser imediatamente suspenso.

De acordo com o Detran, a autorização para a retomada dos cursos teóricos presenciais pelos CFCs irá beneficiar cerca de 50 mil alunos em processo de primeira habilitação na capital, Grande São Paulo, interior e litoral paulista.

Veja também:

Também foi autorizada a abertura de novas turmas, com cerca de 130 mil candidatos que desejam iniciar o processo de formação de condutor, totalizando 180 mil alunos interessados em obter a Permissão Para Dirigir (PPD).

“Estamos trabalhando para oferecer mais autonomia e permitir que os Centros de Formação de Condutores voltem a oferecer seus serviços. A liberação para a realização de aulas teóricas, mesmo com capacidade reduzida é um passo importante para que os alunos possam escolher o melhor formato, remoto ou online”, disse Ernesto Mascellani Neto, presidente do Detran de São Paulo. 

O Detran ainda informou que a abertura de novas turmas deverá ser restrita a 30% da capacidade de cada sala de aula. Com isso, evitando aglomerações e não colocando a saúde de alunos e instrutores em risco.


Como medidas de segurança e distanciamento social será obrigatório o uso de máscaras, disponibilização de álcool gel, espaçamento entre as carteiras e cadeiras escolares, higienização de balcões, computadores, maçanetas, corrimões e rampas de acessibilidade, ente outros equipamentos.

Os agendamentos devem ser feitos diretamente nas autoescolas, pelo sistema e-CNHsp. 

Além das aulas presenciais, os alunos de primeira habilitação que já concluíram o curso teórico, também podem agendar a realização das provas teóricas. 

A modalidade presencial para a realização dos exames teóricos está disponível nas unidades do Detran SP e do Poupatempo do interior e litoral. Na Capital, os exames estão sendo realizados nas unidades do Poupatempo em Santo Amaro, Sé e Itaquera. Os agendamentos devem ser feitos nos portais do Detran SP e Poupatempo. 

Os CFCs também poderão realizar as provas teóricas. A previsão é que o agendamento para a realização dos exames nos CFCs esteja disponível a partir da próxima segunda-feira, dia 14 de setembro. Podendo ser feito diretamente nas autoescolas.

Enfim, Gostou da matéria?

Então, siga o Via Coletivono canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Desse modo você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.

Aílton Donato

Cristão, paulistano, técnico em manutenção automotiva, empreendedor digital, criador dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo nas redes sociais e do site Via Coletivo. Sonoplasta nas horas vagas e apaixonado por Mobilidade Urbana, em especial pelo sistema sobre trilhos.