Licitação para conclusão da Linha 17-Ouro do monotrilho é suspensa novamente
O contrato entre o Metrô de São Paulo e a empresa Constran Internacional Construções S/A para a conclusão das obras da Linha 17-Ouro do monotrilho foi suspenso mais uma vez.
A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial desta terça-feira, dia 15 de setembro, em cumprimento a uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo.
A Constran assumiu as obras após o Metrô de São Paulo romper com a empreiteira Andrade Gutierrez em 2019 e realizar outra licitação.
A empresa seria responsável pela construção do pátio Água Espraiada, e as estações Congonhas, Brooklin, Jardim Aeroporto, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro e Chucri Zaidan. A empresa também teria que fazer o recapeamento e a ciclovia da Avenida Jornalista Roberto Marinho.
Veja também:
- Acciona receberá R$ 1 bilhão em incentivos fiscais para construção da Linha 6-Laranja do Metrô SP
- Projeto básico de construção da Linha 19-Celeste do Metrô de SP é anulado pelo TCU
- UM PASSO ATRÁS: Licitação de sondagens da futura Linha 20-Rosa é suspensa
Após a Constran ser declarada vencedora da licitação em 2019, oferecendo o menor preço para tocar as obras, as concorrentes Coesa Engenharia Ltda. e Consórcio Paulitec-Sacyr recorreram da decisão e alegaram irregularidades no processo licitatório.
No final de agosto, conforme mostrou o Via Coletivo, o Metrô de São Paulo já tinha comunicado o rompimento do contrato.
A Constran recorreu duas vezes, mas a decisão foi mantida em segunda instância pela 15ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Atualmente, a construção da Linha 17-Ouro tem cinco contratos assinados, um para o pátio de manutenção, três para construção de nove estações, e outro para a aquisição de trens, vigas e sistemas de sinalização.
Sobre a Linha 17-Ouro
A Linha 17-Ouro será um ramal do Metrô de São Paulo que utilizará a tecnologia Metrô Leve, mais conhecida como monotrilho. A linha será operada pela ViaMobilidade, empresa que já opera a Linha 5-Lilás do Metrô.
A linha 17-Ouro ligará a futura estação Congonhas com a Estação Morumbi, fazendo integração com a Linha 9-Esmeralda da CPTM no local. O ramal também terá integração com a Linha 5-Lilás.
A expectativa é de que a linha transporte uma média de quinze mil passageiros por hora em cada sentido.
O início de suas operações foi prometido para 2013, passado para 2014, depois para 2016, final de 2017, 2018 e final de 2019. A última previsão era de que as obras seriam concluídas no final de 2022, mas certamente está será só mais uma promessa.
Enfim, Gostou da matéria?
Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Desse modo você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.
- Metrô de SP tem inscrições abertas para 17 vagas de estágio - 2 de fevereiro de 2021
- Fim da gratuidade para idosos entre 60 e 65 anos passa a valer a partir desta segunda, dia 1º - 1 de fevereiro de 2021
- TRABALHE NO METRÔ: ViaQuatro está com novas vagas de emprego abertas - 21 de janeiro de 2021