fbpx

Projeto de Lei isenta pagamento de IPI de automóveis novos adquiridos por idosos

De autoria do deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP), o Projeto de Lei nº 2.937/2020 reduz a alíquota de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre automóveis, visando estabelecer a isenção do imposto aos idosos que adquirirem veículos novos.

A isenção seria restrita a um automóvel por pessoa, e seria concedida uma vez a cada cinco anos. A isenção não seria válida para veículos importados.


Em sua justificativa, o parlamentar afirma que “a isenção de IPI já se demonstrou um grande apoio a indústria automotiva nacional”. Frota diz ainda que o prazo de 5 anos “evitará que pessoas inescrupulosas façam disto um meio de amealhar valor”.

O deputado prossegue: “esta propositura tem o condão de incentivar a indústria de veículos automotivos e aumentar a comercialização dos mesmos, com o fim de reaquecimento da economia brasileira”.

“Onde o governo federal puder ajudar as indústrias, deve fazê-lo, para a busca do bem-estar social, a perda de empregos e de renda gera inúmeros problemas para a população em geral”.


“A indústria automotiva nacional, deve ser incentivada em todos os seus aspectos, pois é um dos setores que geram emprego e renda, portanto uma função social de relevância no cenário econômico”, conclui.

O projeto foi apresentado em 27 de maio deste ano, e será analisado pela Câmara dos Deputados.

Enfim, Gostou da matéria?

Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Desse modo, você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.

David Molina

David Molina

Paulistano, budista, fotógrafo, entusiasta do transporte público, editor dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo no Facebook.

Deixe uma resposta