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Metrô de SP declara Coesa vencedora de licitação para realizar obras em estações da linha 17-Ouro

A Coesa Engenharia foi declarada a vencedora da licitação para obras de acabamento e paisagismo na via e em sete estações da Linha 17-Ouro do Monotrilho. O anúncio foi feito pelo Metrô de São Paulo, que publicou a decisão na edição do Diário Oficial deste sábado, dia 26 de setembro.

Com isso, a Coesa será responsável pelas obras das estações Congonhas, Brooklin Paulista, Jardim Aeroporto, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro e Chucri Zaidan.


Além disso, a empresa também fará a construção do Pátio Água Espraiada, recapeamento e a ciclovia da Avenida Jornalista Roberto Marinho, edificação do centro comunitário esportivo e fabricação e lançamento de vigas guia pré-moldadas.

A Coesa só foi declarada vencedora da licitação após uma ação na justiça, movida pela própria empresa, apontar irregularidades no processo licitatório vencido pela Constran Internacional Construções.

A Constran recorreu duas vezes, mas a decisão foi mantida em segunda instância pela 15ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Diante da decisão, a Companhia do Metropolitano de São Paulo suspendeu o contrato com a Constran no dia 15 de setembro e apontou neste sábado (25) a Coesa como vencedora do certame.

O cronograma para o início dos trabalhos nas estações será elaborado após a assinatura do contrato, que está prevista para ocorrer em novembro deste ano.

Atualmente, a construção da Linha 17-Ouro tem cinco contratos assinados, um para o pátio de manutenção, três para construção de estações, e outro para a aquisição de trens, vigas e sistemas de sinalização.


TJ-SP autoriza e fabricação de trens da linha 17-Ouro serão retomadas

Outra novidade a respeito da Linha 17-Ouro, publicada mais cedo pelo Via Coletivo, informa sobre a autorização do TJ-SP, que determinou a retomada imediata do contrato com a BYD Skyrail para a fabricação e fornecimento dos trens da nova linha de monotrilho.

O contrato havia sido suspenso pelo TJ-SP após solicitação do Consórcio Signaling, formado pelas empresas TTrans, Bom Sinal e Molinari.

O consórcio alegava ter oferecido menor preço para levar o certame, mas acabou não ganhando a disputa. Segundo eles, “o procedimento licitatório não passava de um jogo de cartas marcadas”.

O contrato entre o Metrô de São Paulo e a empresa chinesa BYD foi assinado no dia 27 de maio deste ano e prevê a fabricação e fornecimento de 14 trens para a linha 17-Ouro do Monotrilho.

Além disso, o contrato também contempla a instalação dos sistemas de captação de energia, portas de plataformas, redes de fibra óptica, controle centralizado, máquina de lavar trens, veículos de supervisão e manutenção de via, além de vigas para testes dos trens.

O Metrô informou que determinou a BYD que retome a fabricação dos trens a partir de 1º de outubro.


Sobre a Linha 17-Ouro

A Linha 17-Ouro será um ramal do Metrô de São Paulo que utilizará a tecnologia Metrô Leve, mais conhecida como monotrilho. A linha será operada pela ViaMobilidade, empresa que já comanda a operação da Linha 5-Lilás do Metrô.

Além disso, a linha ligará a futura estação Congonhas com a Estação Morumbi, fazendo integração com a Linha 9-Esmeralda da CPTM no local. O ramal também terá conexão com a Linha 5-Lilás do Metrô na estação Campo Belo.

O início das operações estava previsto para 2013, passando para 2014, depois para 2016, final de 2017, 2018 e final de 2019. A última previsão era de que as obras seriam concluídas até o final de 2022.

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Aílton Donato

Cristão, paulistano, técnico em manutenção automotiva, empreendedor digital, criador dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo nas redes sociais e do site Via Coletivo. Sonoplasta nas horas vagas e apaixonado por Mobilidade Urbana, em especial pelo sistema sobre trilhos.