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TJ-SP autoriza e fabricação de trens da linha 17-Ouro será retomada

O Metrô anunciou na última sexta-feira, dia 25 de setembro, que a justiça de São Paulo autorizou a retomada imediata do contrato com a BYD Skyrail para a fabricação e fornecimento dos trens da Linha 17-Ouro.

O contrato havia sido suspenso pelo TJ-SP após solicitação do Consórcio Signaling, formado pelas empresas TTrans, Bom Sinal e Molinari.


O consórcio alegava ter oferecido menor preço para levar o certame, mas acabou não ganhando a disputa. Segundo eles, “o procedimento licitatório não passava de um jogo de cartas marcadas”.

O contrato entre o Metrô de São Paulo e a empresa chinesa BYD foi assinado no dia 27 de maio deste ano e prevê a fabricação e fornecimento de 14 trens para a linha 17-Ouro do Monotrilho.

Além disso, o contrato assinado entre as duas partes também contempla a instalação dos sistemas de captação de energia, portas de plataformas, redes de fibra óptica, controle centralizado, máquina de lavar trens, veículos de supervisão e manutenção de via, além de vigas para testes dos trens.

O Metrô informou que determinou a BYD que retome a fabricação dos trens a partir de 1º de outubro.


Sobre a Linha 17-Ouro

A Linha 17-Ouro será um ramal do Metrô de São Paulo que utilizará a tecnologia Metrô Leve, mais conhecida como monotrilho. A linha será operada pela ViaMobilidade, empresa que já comanda a operação da Linha 5-Lilás do Metrô.

Além isso, a linha ligará a futura estação Congonhas com a Estação Morumbi, fazendo integração com a Linha 9-Esmeralda da CPTM no local. O ramal também terá conexão com a Linha 5-Lilás na estação Campo Belo.

O início das operações estava previsto para 2013, passando para 2014, depois para 2016, final de 2017, 2018 e final de 2019. A última previsão era de que as obras seriam concluídas até o final de 2022.

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Aílton Donato

Cristão, paulistano, técnico em manutenção automotiva, empreendedor digital, criador dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo nas redes sociais e do site Via Coletivo. Sonoplasta nas horas vagas e apaixonado por Mobilidade Urbana, em especial pelo sistema sobre trilhos.