fbpx

Terminal São Bento começa a receber estruturas metálicas

Local seguirá o mesmo formato do Terminal Vitória Régia e é o segundo dos três terminais que compõem o sistema BRT em Sorocaba.

As obras do Terminal São Bento (TSB) avançam e estruturas metálicas já estão sendo instaladas. O terminal atenderá passageiros do Corredor BRT Ipanema e das linhas alimentadoras que circulam nos bairros próximos a Avenida Ipanema. Este é o segundo terminal dos três previstos no sistema BRT e fica localizado na Rua Comendador Genésio Rodrigues.

Após a instalação das estruturas metálicas, o local receberá o serviço de pavimentação de concreto para o desenho de pista onde os ônibus circularão. Além dessas estruturas, está sendo construído o edifício de suporte à operação.


O terminal terá plataformas de embarque/desembarque, cobertura de estrutura metálica com placas de energia solar, reutilização de água da chuva para jardinagem e limpeza, piso de concreto que possui maior durabilidade e um prédio administrativo. O projeto segue os mesmos moldes do Terminal Vitória Régia, unidade que segue em fase de operação parcial e de teste juntamente com o Corredor BRT Itavuvu.

Em paralelo aos serviços no TSB, equipes de engenharia trabalham na pavimentação do piso rígido (concreto) e na instalação das estruturas das estações que compõem o Corredor BRT Ipanema. Ao total serão 10 estações distribuídas ao longo da avenida. São elas: Jardim Botucatu, Jardim Betânia, Novo Horizonte, Eco Ipanema, Nova Sorocaba, Jardim Planalto, Aeroporto, Vila Angélica, Vila Guilherme e UPH Zona Norte.

“Os serviços estão sendo intensificados e assim como aconteceu na Itavuvu, na Av. Ipanema temos um tempo de adaptação para que as pessoas e os motoristas se acostumem com a via em obras, mas, ao final teremos uma avenida revitalizada, com nova sinalização e mais valorizada. Além do intenso trabalho na zona norte, equipes do BRT executam serviços nos corredores estruturais Leste, Central e na ligação Comendador Oeterer e Hermelino Matarazzo”, destaca Luiz Alexandre Massariol, Diretor da Concessionária BRT Sorocaba.


Projeto BRT Sorocaba

O BRT é um sistema de mobilidade urbana que oferecerá conforto, segurança e eficiência, tornando os deslocamentos mais rápidos do que os atuais.  Ele permitirá maior mobilidade devido às faixas exclusivas de ônibus, o que possibilita uma viagem com mais agilidade e que atende às necessidades da população. Outra novidade é o embarque em nível, que facilita o deslocamento de todos, em especial pessoas idosas e cadeirantes. Os passageiros terão a comodidade de acessar 28 estações preferenciais4 estações de integração3 novos terminais e 96 pontos de parada, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

Sobre a Concessionária BRT Sorocaba

De origem 100% brasileira, o BRT Sorocaba é uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) formada pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil. O BRT Sorocaba é responsável pela implantação do novo sistema de transporte coletivo urbano da cidade de Sorocaba na realização das obras de implantação e futuramente na operação do sistema de corredores de ônibus.

Enfim, Gostou da matéria?

Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Desse modo você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.

Letícia Castilho

Letícia Castilho

Paulistana, blogueira, empreendedora digital e amante da mobilidade urbana que procura sempre levar informações relevantes e de qualidade ao público que acompanha o Via Coletivo diretamente pelo site ou através dos perfis nas redes sociais.