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EMTU: Doria é convocado pela Alesp para prestar esclarecimentos sobre Corredor BRT Alto Tietê

O governador João Doria (PSDB) foi convocado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para prestar esclarecimentos sobre o andamento das obras do Corredor BRT Metropolitano do Alto Tietê. As informações foram publicadas na edição do Diário Oficial desta terça-feira, dia 29 de setembro.

O empreendimento foi anunciado oficialmente em 2004, após o ex-governador Geraldo Alckmin autorizar o projeto para criação do corredor BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido). A cerimônia de lançamento ocorreu em fevereiro daquele ano, na região do Alto Tietê.


O BRT Alto Tietê atenderá as cidades de Arujá, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos. O sistema fará integração com as estações Ferraz de Vasconcelos da Linha 11-Coral e Itaquaquecetuba da linha 12-Safira da CPTM.

O Corredor BRT Metropolitano Alto Tietê terá 20,2 km de extensão. A Expectativa é que o sistema transporte aproximadamente 80 mil pessoas por dia em cerca de 70 ônibus novos que serão adquiridos.

Segundo informações da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), as viagens até a capital podem ficar 28% mais rápidas. O corredor terá infraestrutura diferenciada com a construção de novos terminais, estações de embarque e desembarque.

O empreendimento foi dividido em três trechos. O trecho 1, em Arujá, com 2 km de extensão, inclui a construção do Terminal Arujá.

O trecho 2, ligando Arujá a Itaquaquecetuba, terá 10,7km, com a construção da Estação de Transferência Estrada do Corredor.


Já o trecho 3, com 7,5 km, ligará Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos. Nesta parte está prevista a construção da Estação Monte Belo, do Terminal Ferraz de Vasconcelos e a reforma do Terminal Kemel.

A previsão era de que as obras fossem iniciadas no segundo semestre de 2014. Com promessa de entrega para o ano de 2018, porém, o projeto básico, que deveria estar pronto em 2013, só foi concluído em 2016.

E é exatamente sobre isso que João Doria será questionado. Os parlamentares querem ouvir do governador em que fase o projeto se encontra, e a previsão estimada para início e conclusão das obras.

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Aílton Donato

Cristão, paulistano, técnico em manutenção automotiva, empreendedor digital, criador dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo nas redes sociais e do site Via Coletivo. Sonoplasta nas horas vagas e apaixonado por Mobilidade Urbana, em especial pelo sistema sobre trilhos.