fbpx

NOVELA: Duas licitações da Linha 17-Ouro são suspensas

A novela da Linha 17-Ouro ganhou um novo capitulo nesta semana. O Metrô de São Paulo informou na última segunda-feira, dia 6 de outubro, que suspendeu duas licitações da nova linha de monotrilho que ligará o aeroporto de Congonhas a região do Morumbi.

Uma delas é a de obras de acabamento e paisagismo na via e em sete estações da Linha 17-Ouro, vencida pela Coesa Engenharia, segunda colocada na licitação, após a mesma mover uma ação na justiça apontando irregularidades no processo licitatório vencido pela Constran Internacional Construções.


Porém a terceira colocada, o Consórcio Paulitec-Sacyr, entrou com um recurso junto ao Metrô de São Paulo pedindo a suspensão da licitação. A Paulitec apontou irregularidades ainda maiores dos que os apontados pela Coesa contra a Constran.

Já a segunda licitação, foi suspensa após uma determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), que cancelou o certame para contratar uma empresa para realizar supervisão, auditoria, fiscalização, inspeção, acompanhamento e controle na implantação de sistemas elétricos, eletrônicos, mecânicos e material rodante do monotrilho.

Sobre a Linha 17-Ouro

A Linha 17-Ouro será um ramal do Metrô de São Paulo que utilizará a tecnologia Metrô Leve, mais conhecida como monotrilho. A linha será operada pela ViaMobilidade, empresa que já comanda a operação da Linha 5-Lilás do Metrô.


Além disso, a linha ligará a futura estação Congonhas com a Estação Morumbi, fazendo integração com a Linha 9-Esmeralda da CPTM no local. O ramal também terá conexão com a Linha 5-Lilás do Metrô na estação Campo Belo.

O início das operações estava previsto para 2013, passando para 2014, depois para 2016, final de 2017, 2018 e final de 2019. A última previsão era de que as obras seriam concluídas até o final de 2022.

Enfim, Gostou da matéria?

Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Desse modo, você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.

Aílton Donato

Cristão, paulistano, técnico em manutenção automotiva, empreendedor digital, criador dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo nas redes sociais e do site Via Coletivo. Sonoplasta nas horas vagas e apaixonado por Mobilidade Urbana, em especial pelo sistema sobre trilhos.