fbpx

CPTM conquista prêmio por melhorias na Linha 12-Safira

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) conquistou o prêmio Inova Cidade 2020 pela realização de melhorias na linha 12-Safira. O ramal liga o Brás, na região central de São Paulo, a Calmon Viana, em Poá, na Região Metropolitana.

O prêmio foi entregue pelo Instituto Smart City Business América. A premiação consiste no reconhecimento às iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades, premiando casos, iniciativas ou projetos que tenham causado impactos positivos mensuráveis e reconhecidos pela sociedade, realizados por administrações públicas, empresas ou organizações sociais.


A melhoria realizada pela companhia foi a redução no tempo de viagem, que passou de 63 para 53 minutos nos dois sentidos. Além disso, a CPTM colocou mais uma composição em operação. Isso possibilitou a redução nos intervalos de pico entre os trens, passando de seis para cinco minutos e meio.

Para efetuar essas melhorias, a CPTM realizou a revisão e o remanejamento da rede aérea nas proximidades das estações Engenheiro Goulart, USP Leste e Ermelino Matarazzo. Neste mesmo local, vários trechos da via foram demolidos e refeitos. A empresa também realizou a remoção e desinstalação de postes de energia.

Também foi realizado um serviço de descarga, posicionamento e substituição de trilhos na plataforma da Estação Itaquaquecetuba, além de aplicação de anticorrosivos e pintura das estruturas metálicas da passarela da Estação Aracaré.


Pedro Moro

“A redução do tempo de viagem é uma reivindicação antiga – e justa – dos passageiros que utilizam essa linha. Trata-se de uma linha sinuosa, o que tornava necessárias reduções de velocidade para garantir a segurança das viagens”, explica Pedro Moro, presidente da CPTM.

“Sabemos da importância desta linha para a população da zona leste de São Paulo e do Alto Tietê, e por isso estamos trabalhando para tornar a viagem mais rápida, confortável e segura para todos. E conquistar o prêmio Inova Cidade 2020 só nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, finaliza o presidente da CPTM.   

Enfim, Gostou da matéria?

Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Desse modo, você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.

Aílton Donato

Cristão, paulistano, técnico em manutenção automotiva, empreendedor digital, criador dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo nas redes sociais e do site Via Coletivo. Sonoplasta nas horas vagas e apaixonado por Mobilidade Urbana, em especial pelo sistema sobre trilhos.