fbpx

Nova estação da Linha 9-Esmeralda da CPTM começa a ganhar forma

A futura estação João Dias da linha 9-Esmeralda da CPTM está ganhando forma. O presidente da companhia, Pedro Moro, publicou recentemente em suas redes sociais algumas fotos do andamento das obras, confira abaixo:

As obras foram iniciadas em abril deste ano. A nova estação ficará localizada entre as estações Santo Amaro e Granja Julieta.

As obras estão sendo gerenciadas pela Brookfield Properties, empresa do Grupo Brookfield, responsável pelo empreendimento comercial localizado ao lado da futura estação.

A construção está a cargo da Construtora Telar, através de um contrato firmado entre as duas empresas privadas. Segundo previsões, devem ser gastos cerca de R$ 60 milhões nas obras.


Após a conclusão, a estação será doada ao Governo do Estado de São Paulo com a CPTM sendo responsável pela operação e manutenção do local.

Nas obras, a CPTM só está sendo responsável pelas intervenções necessárias no trânsito e na operação da Linha 9-Esmeralda, que futuramente terá a via férrea e a rede aérea remanejadas no trecho onde as plataformas da nova estação serão construídas.

O prazo previsto de execução das obras é de 31 meses. Quando concluída, a demanda estimada é de cerca de 10 mil passageiros nos dias úteis na nova estação.

Pelo projeto executivo, a estação terá uma entrada dentro do empreendimento da Brookfield Properties (onde possui duas torres corporativas) e uma entrada principal na pista local da Marginal Pinheiros. A nova estação contará com edifício principal, passarela de acesso à plataforma central e terá escadas rolantes, fixas e elevadores, garantindo acessibilidade a todos.

Aílton Donato

Cristão, paulistano, técnico em manutenção automotiva, empreendedor digital, criador dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo nas redes sociais e do site Via Coletivo. Sonoplasta nas horas vagas e apaixonado por Mobilidade Urbana, em especial pelo sistema sobre trilhos.