fbpx

Sorocaba é a primeira cidade do Brasil a disponibilizar o uso de carteira digital Cittamobi para pagamento direto no ônibus

Seguindo uma tendência mundial de modernização com novas tecnologias, os usuários do transporte coletivo ganham mais uma forma de pagamento que facilitará a mobilidade urbana. A partir de agora, Sorocaba é a primeira cidade do Brasil a lançar a “Carteira Digital”, uma ferramenta de embarque nos ônibus acessada por celular e que proporciona uma experiência de pagamento 100% digital.

A Carteira Digital é um recurso do aplicativo Cittamobi e pode ser utilizada sem a dependência de cartões de transporte e compra de créditos e recargas. Para fazer uma viagem de ônibus, o passageiro deve fazer download do aplicativo Cittamobi, realizar o cadastro, adquirir seus créditos e passar na catraca usando apenas seu celular.


Com saldo disponível, ele poderá usar a carteira digital em tempo real. Seja um passageiro diário ou esporádico, essa facilidade pode ser adotada por todos, sem a necessidade de comprar cartões de transporte ou saque de valores em dinheiro.

Segundo Paulo Fraga, CEO da Cittamobi, essa é uma solução inovadora que digitaliza a relação do passageiro com o transporte público. A experiência do usuário dentro do sistema de transporte é monitorada de ponta a ponta, por meio de informações que são avaliadas, processadas e armazenadas em uma base de dados em nuvem.

“A modernização é uma tendência global em diversos setores e no transporte não é diferente. Acreditamos que de forma gradativa a população começará a aderir a carteira digital.  Sabemos que toda novidade tem um período de adaptação, mas, temos a certeza que essa é uma solução que veio para ficar. Para quem utiliza o sistema BRT, conseguirá acessar nos veículos, estações e no terminal Vitória Régia de forma prática e rápida. Celular na mão e pronto, o embarque será imediato”, explica Fraga.

Na prática, o passageiro deve embarcar no ônibus, abrir o aplicativo Cittamobi, aproximar o celular do dispositivo para a leitura disponível no veículo, autorizar a compra e a catraca será liberada para entrada.

Fraga destaca ainda que, a carteira digital também será lançada em outras cidades, entre elas, Diadema e Recife. “O passageiro fará seus deslocamentos sem se preocupar. Da mesma forma que se utiliza em Sorocaba, conseguirá ser acessada em todas as cidades com a cobertura Cittamobi, quando o sistema estiver disponível. Prevemos a expansão deste recurso para mais 5 municípios ainda em 2020. Com a carteira digital foi possível digitalizar o dinheiro de modo seguro, o que facilita para a experiência do passageiro na mobilidade urbana. O valor da passagem sai direto do passageiro para empresa operadora”

É importante esclarecer também que a chegada da carteira digital é uma nova realidade, mas, as opções de bilhetagem já existentes em Sorocaba serão mantidas. Desta maneira, o passageiro terá a liberdade de escolher qual é a opção de sua preferência para usar nos ônibus.


Carteira Digital Cittamobi

Por ser digital, a atualização e customização de informações para o passageiro é mais ágil e precisa. Situações como cadastramento e consulta às regras tarifárias como integração, bilhete único, estudante, descontos, isenções e outros são rapidamente acessadas.

Onde utilizar em Sorocaba

O passageiro que já utiliza o sistema BRT terá acesso a essa funcionalidade ao embarcar nos 43 veículos que estão circulando na cidade, nas 12 estações ao longo da Avenida Itavuvu e no Terminal Vitória Régia.

Ao final das obras de implantação do BRT, as demais estações e novos terminais também integrarão a capilaridade de cobertura da carteira digital. No total, os passageiros terão a comodidade de acessar 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada para embarque, permitindo ainda a conexão com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

Passo à passo: como instalar a Carteira Digital

1.       Baixe o aplicativo no Play Store (estará disponível em breve da Apple Store).

2.       Realize o cadastro do usuário informando seus dados.

3.       Localize o ícone de Carteira Digital.

4.       Clique em “Opção 1” para “Adicionar saldo através de geração de boleto”.

5.       Aparecerá a informação de “Boleto gerado para pagamento”.

6.       Clique em “Opção 2” para “Adicionar cartão de crédito para pagamento”.

7.       Carteira criada e com saldo, clique em “Comprar passagem – pagar com Cittamobi”.

8.       Compra de passagem “Pague por aproximação”.

9.       Escolher forma de pagamento.

10.      Processamento da compra – encoste seu celular no dispositivo para liberar a catraca.

11.      Pronto, catraca liberada para o embarque.

Letícia Castilho

Letícia Castilho

Paulistana, blogueira, empreendedora digital e amante da mobilidade urbana que procura sempre levar informações relevantes e de qualidade ao público que acompanha o Via Coletivo diretamente pelo site ou através dos perfis nas redes sociais.