fbpx

Metrô de SP ilumina composições com luzes natalinas

O Metrô de São Paulo colocou em operação duas composições decoradas com luzes natalinas. Os trens estão operando desde a última quinta-feira, dia 17 de dezembro, e podem ser vistos nas linhas 3-Vermelha e 15-Prata do monotrilho.

Essas linhas foram as escolhidas, pois na maior parte da viagem os trens percorrem trechos abertos, podendo ser vistos também por quem está fora do Metrô.


Na Linha 15-Prata, o trem M08 totalmente iluminado deve chamar a atenção por circular todo o trecho aberto de 12,8 km, entre Vila Prudente e São Mateus, a 15 metros de altura sobre as avenidas Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello e Sapopemba.

Já na Linha 3-Vermelha, que tem 13,8 de seus 22 km de extensão em trecho aberto, além dos passageiros nas estações, quem estiver pela Radial Leste também poderá ver o trem H61 passando.

Toda a instalação da iluminação foi feita pelos próprios funcionários do Metrô, utilizando mais de 2 km de fita LED, com 130 mil pontos de LED e 600 metros de cabos elétricos. No trem M08 (Linha 15-Prata) foram colocados 900 metros de fita LED, enquanto o H61 (Linha 3-Vermelha) recebeu 1.275 metros de fita.

Além das composições decoradas, o Metrô de São Paulo também decorou uma árvore de seis metros de altura que foi toda feita com materiais recicláveis, como corrimãos de escadas rolantes e chapas de forros das estações.

A árvore foi colocada em frente ao prédio do Centro de Controle Operacional (CCO) da Companhia, na Rua Vergueiro, 1.200, próximo à estação Paraíso.

CPTM, ViaMobilidade, EMTU e SPTrans

Outras empresas que também iluminaram seus trens e ônibus foram a CPTM, ViaMobilidade, EMTU e SPTrans.

Na CPTM é possível encontrar as composições iluminadas nas linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. Ao todo são dois trens iluminados, com o da série 9500 circulando pelas três linhas e o 2500 somente na linha 13-Jade.

Já a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação da linha 5-Lilás de Metrô, iluminou duas composições que podem ser vistas até o dia 6 de janeiro.

A SPTrans, gerenciadora do transporte coletivo por ônibus da Capital Paulista, está com alguns ônibus iluminados desde o dia 1º de dezembro, quando começou com seis coletivos decorados em operação. A empresa informou que até o dia 31 de dezembro a cidade contará com 31 veículos com luzes e decorações natalinas.


A EMTU também não ficou de fora e conta com alguns veículos iluminados na Região Metropolitana de Campinas, onde o Consórcio Bus+ decorou quatro veículos, que podem ser vistos nas linhas que ligam os municípios de Hortolândia, Sumaré, Campinas e Valinhos.

Também é possível ver um ônibus decorado da EMTU na região metropolitana de São Paulo, onde o consórcio Unileste colocou em operação um veículo para percorrer as vias de Suzano, Itaquaquecetuba, Mogi e Poá, na região do Alto Tietê. O coletivo circula a cada dia em uma linha diferente.

Em Sorocaba e região, o Grupo Belarmino também decorou um veículo que circula pelas ruas do município. O coletivo está em operação desde o dia 7 de dezembro.

Enfim, Gostou da matéria?

Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Desse modo você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transporte.

Aílton Donato

Cristão, paulistano, técnico em manutenção automotiva, empreendedor digital, criador dos perfis CPTM da Depressão e Metrô SP Depressivo nas redes sociais e do site Via Coletivo. Sonoplasta nas horas vagas e apaixonado por Mobilidade Urbana, em especial pelo sistema sobre trilhos.