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Confira como adquirir o Bilhete do Desempregado na CPTM e no Metrô SP

O Metrô de São Paulo e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) oferecem gratuitamente o bilhete do desempregado.

O benefício é valido por 90 dias e são distribuídos aos trabalhadores demitidos sem justa causa, há no mínimo um mês e no máximo seis meses e que tenha trabalhado por pelo menos seis meses contínuos no último emprego. O Benefício tem validade de 90 dias.


Por conta da atual crise sanitária os atendimentos dos setores foram alterados.

Para solicitar o bilhete no Metrô SP:

O passageiro deve se dirigir até a estação Marechal Deorodo da Linha 3- Vermelha, dás 10h as 14h, contendo em mãos RG (Original), Carteira Profissional (Original) e Termo de Rescisão Contratual (Original). Para obter mais informações sobre o benefício, o Metrô disponibiliza o site www.metro.sp.gov.br e a Central de Informações, que atende todos os dias, das 5h à 0h, pelo telefone 0800-7707722.

Na CPTM:

O trabalhador deverá inicialmente enviar um e-mail para o endereço [email protected]. Todas as informações precisam estar legíveis. O solicitante pode enviar uma foto dos documentos ou tirar print screen do aparelho, caso a carteira de identidade e de trabalho sejam digitais. Os documentos que devem constar no e-mail são:

1.            RG

2.            CPF

3.            Rescisão do contrato de trabalho

4.            Página da carteira de trabalho (três páginas):

a.            Com a foto;

b.            Com os dados pessoais; e,

c.            Com o registro do último emprego.


Após o envio dos documentos a CPTM enviará uma confirmação automática de recebimento, informando que os dados serão analisados e respondidos em um prazo de até 3 dias úteis. Caso as informações estejam corretas, será enviado resposta ao mesmo endereço eletrônico com a data e horário para a retirada do bilhete no posto da Estação Barra Funda, que atende as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante, além de ter interligação com o Metrô.

Para evitar o deslocamento desnecessário e aglomerações, é importante ressaltar que o atendimento presencial acontecerá apenas mediante agendamento prévio, ou seja: a CPTM irá atender apenas passageiros que tenham recebido a confirmação da data e horário para a retirada.

Além disso, é importante lembrar que é preciso apresentar a carteira de trabalho junto ao bilhete emitido toda vez que usar alguma das linhas da CPTM e Metrô caso algum funcionário das sociedades solicite.

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Letícia Castilho

Letícia Castilho

Paulistana, blogueira, empreendedora digital e amante da mobilidade urbana que procura sempre levar informações relevantes e de qualidade ao público que acompanha o Via Coletivo diretamente pelo site ou através dos perfis nas redes sociais.