fbpx

Veja como tirar o bilhete do desempregado da CPTM e do Metrô SP

O Metrô de São Paulo e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) oferecem o bilhete do desempregado gratuitamente.

O benefício é válido por 90 dias e são distribuídos aos trabalhadores demitidos sem justa causa, há no mínimo um mês e no máximo seis meses e que tenha trabalhado por pelo menos seis meses contínuos no último emprego.


Para o bilhete do Metrô, o usuário tem que ir à Estação Marechal Deodoro. Para quem utiliza os trens da CPTM o credenciamento é feito na Estação Palmeiras-Barra Funda.

Como se cadastrar?

Quem for utilizar a CPTM precisa solicitar a Credencial para o Trabalhador Desempregado na Estação Palmeiras — Barra Funda. O horário de funcionamento do posto é de segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 08h00 às 16h00.

No caso do Metrô, o interessado no Bilhete Especial do Desempregado deve seguir até a Estação Marechal Deodoro, na Linha 3-Vermelha, de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 16h00 (exceto feriados).


O cadastro é realizado mediante a apresentação do RG, CPF, carteira de trabalho com a baixa do último emprego e o último termo de rescisão de contrato de trabalho.

Além disso, é importante lembrar que é preciso apresentar a carteira de trabalho junto ao bilhete emitido toda vez que for utilizar alguma das linhas da CPTM e Metrô caso algum funcionário das companhias solicite.

Enfim, Gostou da matéria?

Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Desse modo, você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.